SPDA -Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (Para raios)

INSTALAÇÃO DE SPDA
Há diversos tipos de instalações de sistemas voltados à segurança, e um deles, é a instalação de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) ou comumente conhecido como para-raios. O SPDA é regularizado pela ABNT de acordo com a norma NBR-5419-2015.

A instalação de SPDA deve ser inspecionada no mínimo uma vez ao ano, para garantir que se houver alguma falha seja corrigida o quanto antes.

Após termino da instalação/manutenção do SPDA, a empresa emitirá a ART (Anotação de responsabilidade técnica), através de técnico ou engenheiro com a inspeção da leitura ôhmica e laudo técnico.


ADEQUAÇÃO DE SPDA
Muitas empresas e edifícios residenciais/comerciais deixam em segundo plano a manutenção de seus Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas e inevitavelmente chegará o momento em que se fará necessária sua adequação. Essa adequação é a verificação das instalações existentes, bem como a substituição de equipamentos desgastados ou danificados.

MEDIÇÃO ÔHMICA
A medição ôhmica é verificado utilizando um terrômetro digital de alta precisão verificando todos os pontos de aterramento. Este procedimento é realizado em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) para que possam identificar a resistência do conjunto de aterramento e assim, garantir a condição de escoamento das correntes das descargas atmosféricas.

unnamed (12).jpg